quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Cuidado que a doença pega!

O CARRAPATO ESTRELA!!!

Todos os animais já tiveram a presença destes bichinhos hospedeiros incomodantes. Pois bem saiba que este hospedeiro pode causar doença que pode levar o seu Pet a morte.
Sim é muito comum o animal contrair este tipo de parasita em quintais com terra ou grama.

A DOENÇA!

Também conhecida como febre das Montanhas Rochosas, febre do carrapato, febre negra ou doença azul, a febre Maculosa é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii. Conhecida no Brasil há mais de 70 anos (década de 20), a febre maculosa se não for diagnosticada em tempo pode matar o paciente em duas semanas.

PRINCIPAIS SINTOMAS!

Sangramento nasal, também na região da gengiva e em outras partes do corpo. Se o animal apresentar estes sintomas é necessário leva lo ao veterinário pois esta doença mata muito rápido o animal infectado!   


O carrapato!

CARRAPATO
FILO: Arthropoda
CLASSE: Arachnida
ORDEM: Acarina
SUBORDEM: Ixodides
FAMÍLIA: Ixodídeos


Nas épocas secas, as larvas de carrapato, comumente chamadas de carrapatinhos, carrapatos-pólvora ou micuins, constituem verdadeiro flagelo nas fazendas onde há grande quantidade de animais, sobretudo éguas, e pastos sujos. Essa criaturas desagradáveis, aparentadas com as aranhas, prendem-se à pele dos animais e sugam tanto sangue a ponto de se tornarem pequenas bolas moles.
O Carrapato tem um ciclo de vida movimentado. Após uma refeição de sangue, a fêmea põe os ovos no solo. As fêmeas morrem logo depois de pôr os ovos, de onde nascem larvas, que utilizam suas seis pernas para alcançar um animal que passa. À medida que vão se alimentando de sangue, as larvas transformam-se em ninfas, algumas com oito patas. São menores que os adultos e não desenvolvidas sexualmente. A maturidade só é alcançada após inúmeras modificações do seu corpo, que geralmente ocorrem no solo.
Os carrapatos são muito vorazes, principalmente as fêmeas, podendo permanecer sugando por horas ou dias. Os carrapatos, contaminados após sugarem cães reservatórios das riquétsias, transmitem os microorganismos ao homem através das picadas, geralmente nas regiões de pele fina e mais vascularizada.
Entre as espécies mais nocivas distingue-se o carrapato-de-boi (Boophilus microplus), responsável pela transmissão da doença conhecida como tristeza bovina ou babesiose. A espécie que mais persegue o homem, nas fases larvar e adulta, é o carrapato-de-cavalo (Amblyomma cajannense), que também costuma infestar outros mamíferos e aves. Capaz de realizar posturas de até 8.000 ovos, pode transmitir o tifo exantemático ou riquettsiose.
Outra espécie de ocorrência freqüente no Brasil é o carrapato-de-galinha (Argas miniatus), que transmite aos galináceos a bouba, doença infecciosa causada pelo Treponemo pertenue e que determina alterações semelhantes às da sífilis. De porte avantajado, essa espécie só se fixa nas aves o tempo necessário para sugar-lhes o sangue, o que em geral é feito à noite.
No estado de São Paulo (localizou na região do sudeste de Brasil), infestações de larvas, ninfas e adultos em cavalos, respectivamente, de março a julho, de julho a outubro e de outubro a fevereiro.






Gostou?  teremos mais matérias a respeito em breve e também teremos um arsenal para o seu pet com brinquedos até artigos de uso diários para seu amigo ....até mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário